sexta-feira, 15 de julho de 2016

Vivência Outdoor, um evento para trocar experiências


O Vivência Outdoor ocorreu nos dias 09 e 10 de julho no Camping Valle das Águas em Socorro/SP e foi um evento voltado para os amantes das atividades ao ar livre, como trekkings, campismo, cicloturismo e, também escalada.

O evento foi muito dinâmico com palestras e oficinas variadas, como: apresentação de equipamentos, mínimo impacto, viagem de bike e, técnicas básicas de escalada. Sim, mesmo depois de ver que parecia tudo já definido, encaminhei um e-mail para a organização do evento e me ofereci para ministrar uma oficina que falava de escalada, daí surgiu a Oficina de Técnicas Básicas de Escalada para Trekking.

Os Protagonistas do evento: Os Participantes e Organizadores
Foto: Elias Maio

Depois de uma análise da organização do evento, fui aceito para fazer parte de um seleto time de especialista do segmento outdoor. São pessoas que doam parte do seu tempo para disponibilizar informações para aqueles que estão iniciando, mas também muitas dicas interessantes para aqueles que já estão na ativa a mais tempo.

Oficina de Técnicas Básicas de Escalada para Trekking
Foto: Suzi Mendes

Meu objetivo não era tornar ninguém apto a escalar um Dedo de Deus, como o tempo era pouco eu precisava pelo menos tocar aquelas pessoas da importância de algumas técnicas. Meu objetivo foi mostrar para os participantes, que em alguns trekkings há obstáculos maiores para transpor, como é o caso do "lance do cavalinho" na Pedra do Sino na Serra dos Órgãos, um trecho difícil para os menos experientes e muito exposto a uma queda. Nesses locais uma simples corda pode garantir uma movimentação segura para os trekkers.

Oficina de Técnicas Básicas de Escalada para Trekking
Foto: Suzi Mendes

Desta forma, pude oferecer apenas uma conscientização dos riscos e apresentar alguns equipamentos, nós e técnicas para fazer a segurança. Na oficina pude demostrar para os participantes do Vivência Outdoor quatro tipos de nós simples de usar, bem como tirar algumas dúvidas que algumas pessoas já possuíam, corrigindo assim, alguns conceitos errôneos que surgem quando uma pessoa não fez por exemplo um Curso Básico de Escalada em Rocha.

Técnicas de Mínimo Impacto - Foto: Elias Maio

Para quem não participou do Vivência Outdoor terá uma segunda chance, o pessoal da organização já avisou que teremos uma segunda edição no ano que vem, com outros assuntos a respeito de trekking, ciclismo, equipamentos e, quem sabe, uma Oficina de Nós com um pouco mais de tempo, onde as pessoas poderão aprender melhor como usar essa "ferramenta" de segurança tão importantes na escalada. 

Já estou na torcida pelo convite e seu eu fosse você não ficaria fora desse evento de forma alguma!

Técnicas de Mínimo Impacto - Como fazer cocô no mato?
Foto: Elias Maio

Noite incrível em Socorro/SP
Foto: Mario Nery

O Olhar de Elias Maio
Evandro A. Duarte veste HARD ADVENTURE, fabricante de roupas técnicas para praticantes de atividades ao ar livre.

APOIO: 





CLIQUE AQUI E SIGA-ME NO FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário