quarta-feira, 1 de junho de 2016

Desafio das Vias Históricas - Grupo Colaborativo no Whatsapp

Logomarca do Projeto
Para quem é escalador, foi lançado hoje o Desafio das Vias Históricas, que nada mais é do que uma imersão à História do Montanhismo Brasileiro. Trata-se de um projeto independente e sem fins lucrativos, criado por amigos de escalada a fim de resgatar um pouco da história do montanhismo nacional, desafiando a comunidade de escaladores a percorrerem os caminhos trilhados por conquistadores do passado. O desafio vai durar até o dia 30/11/2016, data final para você enviar as informações de suas escaladas. A apuração dos pontos será feita na primeira semana de Dezembro de 2016, com resultado divulgado em 10/12/2016.



Nessa primeira edição serão 39 vias clássicas distribuídas pelos estados de Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro que os escaladores poderão completar e registrar em seu “passaporte”. Sim, ao se inscrever no desafio você receberá um passaporte contendo as vias selecionadas com suas respectivas pontuações. Eu andei dando uma olhada e vi que tem vias para todos os gostos e, diga-se de passagem, só filé. A escolha das vias foi feita por escaladores colaboradores com grande conhecimento em cada estado.

Lista das vias de São Paulo
Para participar você deve entrar no site www.desafioviashistoricas.com.br fazer sua inscrição e aguardar chegar seu passaporte para imprimir e montar. Depois é só planejar e tocar pra cima. No site tem as regras do desafio, um pouco da história do montanhismo brasileiro e o mapa das vias. Quando você escalar uma via do desafio, você deve tirar uma foto no local com o passaporte e depois encaminhar para a organização do evento juntamente com o relatório da via (lá no site tem o modelo).

Claro que eu não pretendo ficar de fora dessa brincadeira, mesmo porque o grande objetivo do Desafio das Vias Históricas é de divulgar o montanhismo nacional e fazer com que novos escaladores conheçam (e sintam) um pouco mais dessa história tão rica.

Mas, uma recomendação que eu faço aqui é que defina com seu parceiro aquelas vias que vocês realmente estejam aptos para escalar. Por que eu digo isso? Bem, a pontuação das vias é dada levando-se em consideração as seguintes características: grau médio, grau máximo, comprimento e presença de escalada em artificial. O valor total da pontuação da via é a soma dos pontos parciais de cada uma dessas características. Então, como há vias que tem grau de exposição alto, ou que tenha passagens em artificial, é bom você e seus parceiros terem conhecimento dessas características para não entrarem em roubadas.

Eu já fiz uma lista das clássicas que desejo escalar. Digo desejo, porque pode haver problemas no percurso e temos que mudar o plano. E posso dizer que fiz escolhas bem interessantes, dá uma sacada na lista: 

Agulha do Diabo - Parnaso/RJ
  • Dedo de Deus – Via Leste (PARNASO/RJ);
  • Agulha do Diabo – Via Normal (PARNASO/RJ);
  • Capacete – Via Cerj (Três Picos/RJ);
  • Pico Maior – Via Leste (Três Picos/RJ);
  • Prateleiras – Via Chaminé Idalicio (PNI/RJ);
  • Pico das Agulhas Negras – Via Longitudinal (PNI/RJ);
  • Pedra do Baú – Vias Normal, Cresta e Teto do Baú (São Bento do Sapucaí/SP);
  • Pedra da Ana Chata – Vias Peter Pan, Lixeiros (se não tiver marimbondo!) e Elektra (São Bento do Sapucaí/SP);
  • Pico do Marumbi – Vias Fendas Principal, Enferrujados e Maria Buana (Morretes/PR)


É uma lista incrível e um tanto pretenciosa talvez, mas o objetivo é se divertir e fazer parte dessa história mágica, escritas nestas paredes gigantescas. Posso dizer como um amante do montanhismo, que chegar ao cume do Dedo de Deus e se deparar com os grampos desta que foi considerada uma das maiores conquistas e dada como marco do início do montanhismo em 1912, é algo emocionante. Espero que você também possa viver essa emoção.

Inclusive, para que mais pessoas possam ter essa chance, quero fazer um convite. Estamos eu e Suzi Mendes, fazendo um planejamento para poder completar a lista acima (quem sabe algo mais). Por isso, se você tiver alguma dúvida, ou alguma sugestão para dar vamos fazer esse intercâmbio de informações, estamos à disposição para colaborar com o que for possível. E este talvez seja o principal interesse do desafio, proporcionar o intercâmbio entre os escaladores nas diversas regiões do país.

Três Picos ao Fundo - Nova Friburgo/RJ
É isso aí, vai lá fazer sua inscrição e convida os amigos para participar e bora fazer parte dessa grande história chamada Montanhismo Brasileiro.

Conforme formos acrescentando vias em nossos passaportes vou contando aqui no Blog Evandro Duarte – Montanhista como foi cada escalada e dando uns betas para vocês que queiram tentar as vias que fizermos. Além disso, estou criando um grupo colaborativo no Whatsapp, para que as pessoas possam combinar viagens e dividir custos com gasolina, pedágio, estadia, aspirações, dores, mentiras e tals. Caso você queira fazer parte dessa trupe, envie seu celular para meu email: evandro@caventuras.com.br.


Boas escaladas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário